CUPUAÇU- PROPRIEDADES ALIMENTÍCIAS, FARMACOPÉICAS E COSMÉTICAS


Quem diria que uma fruta tivesse tanta riqueza dentro de si e fosse usada em todas as fontes possíveis do organismo?*********************************************************************************

Antes de falarmos sobre como o cupuaçú age dentro do cabelo, veremos quais são seus efeitos e porque ela é tão utilizada por todas as áreas de conhecimento, promovendo uma ação conjunta de inúmeros benefícios a saúde.
O Cupuaçú é uma fruta de uma árvore originária da Amazônia brasileira (Theobroma grandiflorum; ex - Sterculiaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu. Ultimamente ela tem feito um sucesso na culinária, responsável pela invenção do cupulate para substituir o chocolate. Felicidade dos alérgicos ao chocolate.

***************************************************************

O cupulate é um produto semelhante ao chocolate, obtido das sementes de cupuaçu. Para sua produção, as sementes despolpadas passam basicamente pelos processos de fermentação, secagem, torração, descascamento, prensagem e moagem. Nessa fase obtêm-se produtos constituem a matéria-prima com a qual são feitos os tabletes de cupulate em bolos, pavês, sorvetes, tortas e bebidas.
O mais interessante é que esta frutinha maravilhosa e deliciosa, está sendo uma a maior responsável pela hidratação saudável dos cabelos. É muito fácil encontrarmos, shampoo, hidratação, Tonico capilar, vitaminas capilares, lave-in que tem como composto o óleo da fruta.
Mas Por quê o cupuaçu é considerado o melhor hidratante de todos quando o assunto é pele?
**************************************************
Porque sua alta capacidade de absorção de água possibilita a recuperação da umidade natural e a elasticidade da pele. Além de proporcionar um toque agradável, confere à pele maciez e suavidade. Hidrata profundamente e é especialmente indicado para peles ressecadas e envelhecidas, peles queimadas pelo sol e peles cansadas. Ideal também para climas secos e frios.
100% vegetal e livre de essências.

Veja o que as pesquisas odontológicas descobriram,na matéria da Amazonia Jornal que diz que o óleo extraído da semente do cupuaçu inibe a cárie .

Edição de 26/02/2010
Depois do cacau e da uva, chegou a vez do cupuaçu se tornar o queridinho dos odontólogos pesquisadores. Depois de seis meses de pesquisa, a pesquisadora Mirela Sanae Shinohara, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), descobriu que o extrato da semente da fruta amazônica possui propriedades capazes de combater o avanço da cárie nos dentes. A pesquisa com a semente de cupuaçu faz parte dos estudos de pós-doutorado da odontóloga. Ela foi desenvolvida no departamento de odontologia restauradora da Universidade de Illinois, nos EUA, entre os meses de julho e dezembro de 2009.
Estudos com as sementes da uva e as do cacau apresentaram resultados positivos quando em contato com matriz de colágeno da dentina, podendo inibir ou diminuir a progressão da cárie', diz a pesquisadora. O extrato da semente do cupuaçu possui, segundo Mirela Shinohara, os mesmos componentes antioxidantes encontrados nas sementes da uva e do cacau e por isso teria a mesma capacidade de diminuir a progressão da cárie no dente.
A pesquisadora ainda explica, que o extrato feito com a semente da fruta age sobre a estrutura mais interna do dente. E, segundo ela, para que tenha efeito é preciso que seja extraído todo o óleo do caroço. Por isso consumir a polpa do cupuaçu ou mesmo sua semente não ajudará a proteger os dentes. Contudo, até agora foi avaliado apenas o potencial do extrato da semente do cupuaçu na remineralização da dentina induzida à cárie artificial. 'Até que sejam feitos testes com cárie natural e que o produto possa ser testado na boca humana há um longo caminho a ser percorrido.
Mirela afirma que pretende continuar os estudos no Brasil, em parceria com outros centros e mesmo com as universidades americanas. Segundo ela, é possível que outras frutas ou plantas amazônicas também apresentem propriedades semelhantes às do cupuaçu.
Confira na íntegra a matéria clicando aqui
Dado interessante:
*******************************************************************
Polêmica sobre propriedade intelectual da fruta
Segundo a Wikipédia, nos últimos anos, o cupuaçu esteve no centro de um debate internacional sobre biopirataria. A empresa japonesa Asahi Foods teve seu registro de uso exclusivo do nome cupuaçu cancelado na União Européia, Japão e Estados Unidos. Esse resultado só foi alcançado após esforços conjuntos de ONG's do Brasil e o Governo brasileiro, passando por ações junto à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, contra a empresa japonesa.
*Vejamos os benefícios da fruta no organismo
*
Dentre muitos dados pesquisados acabei comprando o Cupuaçu no Pão de Açúcar descobri que o sabor do cupuaçu á azedo, porém muito suave. No rótulo que estava colado na fruta também dizia que ela é rica em proteínas, cálcio e fósforo.
• O livro sobre alimentação de A a Z do grupo Adventista diz que essa fruta possui vitamina A, B1, B2 e C, sais minerais, e é rica em pectina que é um polissacarídeo ramificado das peredes celular das plantas, ou seja é uma fibra solúvel, no nosso organismo ela forma um gel, dificulta a absorção de carboidratos de maneira geral, inclusive da glicose, afirma o Doutor em alimentos Armando Sabba Srur da UFRJ citado no site Ache Tudo e Regiao o Portal do Brasil, na guia Maracujá.

• A gordura extraída do Cupuaçu que é utilizada pela indústria de cosméticos é o maior motivo pela qual os cabelos ficam hidratados.

O contrário de ressecado é oleosidade correto?

Fica fácil de entender porque a gordura do cupuaçu hidrata tanto os cabelos.Se vocês encontrarem a fruta e fizerem um suco, verão que na superfície fica uma camada super oleosa, este poderoso elixir das madeixas está revolucionando a indústria cosmética e enriquecendo os cremes de hidratação, condicionadores e afins, levando para nossos cabelos o que há de melhor dessa fruta.

Aplicações do Cupuaçu
De acordo com estudos científicos e investigações etnobotânicas, na área cosmética a manteiga de cupuaçu comporta-se como excelente emoliente e lubrificante, proporcionando toque agradável, maciez e suavidade à pele, favorecendo a espalhabilidade de formulações cosméticas. Apresenta alta capacidade de absorção de água, aproximadamente 240% superior a da lanolina, atuando como um substituto vegetal da mesma. Auxilia na estabilidade e como co-emulsionante em emulsões. Devido à presença de cadeias longas de ácidos graxos, promovem a alta hidratação deixando toque sedoso e melhorando a elasticidade da pele. Pelo fato de apresentar fitoesteróis em sua composição, atua na reposição lipídica do extrato córneo. Apresenta efeito antiinflamatório, diminui a perda transepidérmica de água por atuar no equilíbrio hídrico. Possui aplicação para produtos capilares, linhas com apelo spa, sabonetes, maquiagens, linhas for man e pós-depilatórios.

A Natura Eko's tras uma linha de tratamento maravilhoso do qual, nós consumidoras temos o orgulho de usar, além de suas propriedades riquissimas em vitaminas e suavidade de seus sabonetes e óleos de banho, a Natura se preocupa com a Natureza, confira na íntegra tudo sobre o Cupuaçú e é claro para encerrar nada melhor que assistir ao vídeo  da Natura Ekos desta fruta pra lá de maravilhosa.

Saúde ás madeixas!

Vídeo - Natura Ekos - Realmente da Natureza para você
Clique na imagem para vê-lo


fonte: Ekos Cupuaçú - Realmente direto da natureza para você!

Referências Bibliográficas:
EMPRESA NATURA FOTOS E VIDEO.

REFERÊNCIAS ADICIONAIS PARA CONSULTA: ADDISON, G.O.N & TAVARES, R.M. "Observações sobre as espécies do gênero THEOBROMA que ocorrem na Amazônia." Belém, IAN.1951. 20p. (IAN. Boletim Técnico, 25).
BARBOSA, W.C.; NAZARÉ, E.F.R de & NAGATA, I. "Estudo Tecnológico de frutas da Amazônia". Belém, EMBRAPA-CPATU, 1978, 19p. (EMBRAPA-CPATU, Comunicado Técnico, 3).
CALZAVARA, B.B.G.; MULLER, H.C. & KAHWAGE, "Fruticultura Tropical: o cupuaçuzeiro; cultivo, beneficiamento e utilização do fruto". Belém, EMBRAPA-CPATU, 1984. 101P. ilust. (EMBRAPA-CPATU. Documentos, 32).
CHAVES, J.M. & PECHNIK, "O açaí, um dos alimentos básicos da Amazônia". T.F.Amapá, 7 f. (mim.) 1945.
COSTA, DANTE. Presença da Vitamina "A" no açaí. Bol. Insp. Agric. Pará. Belém, 9:53-63, 1959.
CALZAVARA, BATISTA BENITO G. "As possibilidades do açaizeiro no estuário Amazônico". Bol. Faculdade de Ciências Agrária do Pará. Belém, 1972, 5:5-103.il.

CAVALCANTE, Paulo B. "Frutas Comestíveis da Amazônia". 6ª Ed. Belém: CNPq/Museu Paraense Emílio Goeldi, 1996 _ (Coleção Adolpho Ducke). 279p.il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pela autora e respondidos posteriormente neste Blog. Os comentários que usarem a falta de ética, desrespeito e utilização de vocábulário lascivo será excluído pela autora. Obrigada! Atenciosamente, Angela Borges

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NUTRIÇÃO PARA CABELOS

NUTRIÇÃO PARA CABELOS
Extreme-Up Nutrição Capilar